quarta-feira, 7 de março de 2012

Cruzeiro 6x0 Rio Branco - Copa do Brasil

Wallyson está de volta

                Dia de Estreias

Estreia do cruzeiro na Copa do BR-2012 e estreia do blog. É meus caros parece que começamos com o pé direito e espero que continue assim.







O Jogo

Com as ausências de Montillo e Wellington Paulista o Cruzeiro entrou em campo bem diferente do que estamos acostumados a ver, o time jogou no 4-3-3 inicialmente com Fábio; Marcos, Léo, Victorino e D. Renan; L. Guerreiro, M. Oliveira e Roger; Wallyson, Walter e Anselmo Ramon.
Na teoria o time estava claramente mais ofensivo, e alimentou essa expectativa ao fazer um gol logo no início do jogo após lançamento de Léo, para Walter cruzar na cabeça de Wallyson. No entanto o gol parece ter esfriado o time que mostrou pouca pegada, e que notavelmente faltava alguém para articular  as jogadas no centro do campo já que Roger, bem fixo na direita pouco criou, os laterais não apareciam e os volantes também não, portanto apenas os 3 jogadores de frente do time que trocavam bastante de posição apareciam nos lances ofensivos. Já no final do primeiro tempo, o cruzeiro fez o que deveria ter feito muito antes, pressionou o adversário, e foi assim que Anselmo Ramon roubou a bola para tabelar com Walter (o garçom da noite) e bater por cima do goleiro, Cruzeiro 2x0.
Após um segundo tempo pacato apesar dos dois gols, gerou-se uma expectativa bem grande em relação à melhora tática do cruzeiro, mas, o que se viu inicialmente foi o inverso, o time entrou desatento e sofreu com as jogadas de efeito do bom camisa 10 do Rio Branco-AC Neném (Se eu fosse da diretoria do cruzeiro faria contato com o empresário do jogador) que só não marcou porque embaixo das nossas traves tinha o Fábio que fez no mínimo 3 defesas difíceis no jogo. Após essa curta pressão adversária o time celeste outra vez partindo em velocidade e com assistência de Walter chegou ao seu 3º gol com Wallyson. Com as entradas de Éverton no lugar do Roger e do Rudnei no lugar do Marcos movendo o D. Renan para a direita Éverton para a esquerda e deixando Rudnei como responsável pela ligação entre meio e ataque o cruzeiro melhorou notavelmente, passando a pressionar mais o adversário em seu campo de defesa chegando com mais velocidade e acertando o que esteve errado durante todo o jogo, o ultimo passe. Após essa melhora o Cruzeiro ainda fez mais 3 gols, com Léo após cobrança de escanteio de  Wallyson , com Rudnei após lançamento da defesa para Wallyson que tocou para A. Ramon escorar para Rudnei marcar (detalhe para a dançinha do Rudnei na comemoração) e com Wallyson novamente e sua típica jogada, corta pro meio e chuta.
Nos minutos finais de jogo o cruzeiro tocou a bola perfeitamente e realizou lindas tramas de ataque e poderia ter feito até 9 não fossem os gols perdidos por Bôbô, D. Renan e A. Ramon com sua típica furada. É possível jogar com este esquema contra times grandes sim, mas, ou time precisa melhorar os passes e precisa de uma referência de habilidade no meio (Montillo) que leve a bola da defesa aos atacantes tabelando com os pontas e os laterais.
Senti vontade de ter o jogo de volta só para o Wallyson ficar ainda mais perto da artilharia da competição.

A Análise
Primeiro tempo com fraquíssima movimentação e com time pacato em campo, mas que contou com a noite de inspiração de Wallyson e Walter no ataque.

No segundo tempo, com as 2 primeiras alterações o cruzeiro passou a atacar mais pelas laterais, principalmente pela esquerda onde Éverton puxava a marcação para Wallyson penetrar na área em diagonal ou partia pelo meio tabelando com o centroavante (posição ocupada por todos os atacantes durante o jogo), e ganhou mais objetividade com Rudnei jogando mais centralizado entrando pela vertical. Já a ultima alteração não foi tão feliz já que bobô nada acrescentou ao time.

Veja também: Notas dos jogadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário